Artigos e NotíciasBlog

Consórcio imobiliário

consórcio imobiliário, consorcio de casas, consorcio de apartamento

Buscado cada vez mais, o consórcio imobiliário está em evidência no mercado, por simplificar a compra de imóveis através de planos personalizados, de acordo com cada cliente.

O consórcio é ordenado por um autofinanciamento, em que um grupo de pessoas físicas ou jurídicas são vinculadas para permitir uma poupança comum com o intuito de adquirir um imóvel. Esse grupo é organizado por uma empresa administradora de consórcio.

É uma forma sustentável de comprar o bem, pois não é necessário realizar empréstimos de instituições financeiras, bem como incentiva o consumo racional e o planejamento orçamentário.

Vamos te apresentar a seguir, 8 benefícios do consórcio imobiliário.

  • Não há valor de entrada: O valor do imóvel a ser consorciado é parcelado integralmente, por isso não há uma determinação do pagamento de uma porcentagem antecipada. O consórcio imobiliário é uma ótima opção para quem não possui o valor de entrada.
  • Pode usar o FGTS: Você pode utilizar o FGTS para oferecer como lance, quitar o saldo devedor ou abater parcelas. Se o imóvel que você escolheu tiver o valor maior que a carta de crédito, o FGTS pode ser usado para completar essa diferença!
  • É possível tentar acelerar a contemplação:
    • Há duas formas de contemplação no consórcio, pelo sorteio ou pelo lance.
    • Para não contar com a sorte, é possível ofertar um lance. Também é possível o uso do próprio FGTS.
    • Em alguns planos de consórcio, pode-se usar uma porcentagem da própria carta de crédito, que é chamado de lance embutido.

consórcio imobiliário

 

  • Não há cobrança de taxa de juros: Para fugir das altas taxas de juros praticadas pelos bancos,os consórcios imobiliários têm sido a escolha dos consumidores. Nos consórcios, é cobrada apenas uma taxa de administração, que é distribuídas nas parcelas por todo o prazo de pagamento. Isso é capaz, pois o do grupo é autofinanciado. Por isso, o custo final é menor, como o valor das parcelas mensais, fazendo-se a modalidade de consórcio uma opção mais econômica para a compra da casa própria.
  • Variedade de prazos e planos: As empresas que administram os consórcios têm trabalhado na diversidade de planos e prazos, para proporcionar ao contratante a melhor escolha do consórcio de acordo com o seu perfil. Quem contrata, pode definir o valor da carta de crédito proporcional ao imóvel pretendido, com parcelas mensais a preços acessíveis e também optar pelo prazo para pagar as mensalidades, isto é, o tempo limite para a aquisição do bem.
  • Com essa flexibilidade é possível o consumidor planejar-se, estruturando os seus planos de acordo com o orçamento e com incentivo ao consumo responsável.
  • Liberdade para usar o crédito: Com a carta de crédito em mãos, você tem liberdade para usar o valor do crédito no que desejar, claro se enquadrando na categoria do bem consorciado. No consórcio imobiliário, você pode adquirir, terrenos, imóveis comerciais e residenciais, novos ou usados. Se desejar, pode usar o valor para construir ou reformar! Caso você tenha um imóvel já financiado, pode usar o crédito para quitar a dívida.
  • Pouca burocracia: Sem necessidade de comprovar renda, é um dos pontos fortes na contratação dos consórcios de imóveis. Abrangendo um público maior, principalmente para quem trabalha informalmente.

Quem fiscaliza o consórcio?

O Banco Central é é quem fiscaliza as administradoras de consórcio. Ele normatiza e fiscaliza a fim de proteger os interesses do grupo de consorciados. Os contratos entre os consorciados e as Administradoras são regidos pela lei 11795/08, garantia necessária para fechar um negócio envolvendo o valor de um imóvel.
Por isso o Grupo Bilha é rígido no assunto. Só trabalhamos com Administradores que sejam credenciadas ao Banco Central, para proporcionar toda a segurança que você merece!